18/12/2011

Praia de Ipanema ganha ecoducha


Começou a funcionar experimentalmente, no sábado, a ducha ecológica movida 100% a energia solar,na Praia de Ipanema, em frente à rua Vinícius de Moraes. O sucesso foi imediato e os banhistas aproveitaram a manhã de sol para se divertir e admirar a inovação. O chuveiro foi instalado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ambiente, responsável pelo deque de madeira reciclada, com 72 metros quadrados; a Blue Sol, que doou a ducha; e o Instituo-E, que adotou a ideia. A previsão é de que todo o conjunto seja inaugurado até a última semana do ano.
A novidade funciona somente durante o dia, quando o tempo está aberto, e uma placa alerta que em dias nublados ou chuvosos a vazão de água diminui, devido a menor incidência de sol.
O primeiro chuveiro solar instalado em uma praia carioca capta água do lençol freático através de uma bomba instalada a nove metros de profundidade. O sistema usado é o da fotovoltaica, que é a luz do sol convertida em energia elétrica. Esta fonte energética evita o aquecimento global, pois não emite carbono.
Revestido de madeira plástica e reciclada, o mirante terá uma escada de acesso à praia, feita do mesmo material. No entorno serão plantadas 700 mudas de ipoméia. 
O Secretário Municipal de Meio-Ambiente, Carlos Alberto Muniz, acredita que o mirante será um ótimo ponto para que os cariocas e turistas vejam o pôr do sol, conversem e aproveitem a ecoducha.

Via - O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.