10/11/2011

Rio está entre as 20 melhores cidades do mundo para pedalar


A capital fluminense foi eleita a 18ª melhor cidade do mundo para pedalar, em um ranking de 20 municípios, pelo Relatório Copenhagenize. Produzido pela empresa dinamarquesa de consultoria Copenhagenize, especializada no estudo do uso de bicicletas como meio de transporte, o documento analisou 80 grandes cidades do planeta, em diferentes critérios, atribuindo a cada um deles nota que varia de zero a 64.
O Rio de Janeiro fez 30 pontos na avaliação, conquistando a 18ª posição do ranking, à frente das metrópoles de Viena e Nova York. Segundo os pesquisadores envolvidos na iniciativa, o município fluminense, que possui ciclovias há 19 anos, oferece aos ciclistas infraestrutura para se deslocar, de uma ponta a outra da cidade, sem pedalar pelas vias destinadas aos veículos.
O município foi o único do Brasil a aparecer no ranking, mas nem por isso deixou de ser criticado pelos pesquisadores da Copenhagenize. De acordo com eles, a cidade ainda tem muitos problemas para resolver, quando o assunto é a expansão da cultura de bicicleta. Entre eles, reduzir o limite de velocidade para carros nas vias próximas às ciclovias, que atualmente é de 70km/h. A velocidade foi considerada "insana" pelos especialistas da empresa dinamarquesa.
Com 54 pontos, a cidade holandesa de Amsterdã foi eleita a melhor do mundo para pedalar, seguida por Copenhagen, na Dinamarca.
Confira o ranking completo

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.