16/11/2010

Lâmpada Fluorescente, evite a contaminação.

Essas lâmpadas são extremamente toxicas, podem contaminar o lençol freático com o mercúrio e contaminar também os humanos. O mercúrio tem efeito acumulativo e a exposição prolongada causa danos pulmonares, renais e neurológicos causando doenças como o mal de minamaNo Japão em 1953 na região de Minamata, houve o primeiro caso de lesão comprovado no sistema nervoso central, em moradores perto desta região. Uma industria plástica utilizava o Mg (Mercúrio) como catalisador na produção de plástico, chegando a contaminar a Bahia de Minamata, e assim a biota existente na região.

A água e os alimentos ingeridos como verduras e peixes foram fontes de contaminação. Mais de 1.300 pessoas morreram intoxicadas com esses sintomas conhecidos como mal de Minamata ou Doença de Minamata. Os médicos ficaram confusos com os sintomas: convulsões severas, surtos de psicose, perda de consciência, febre alta e coma.

Após as pesquisas e de mais vitimas fatais, os médicos constataram que as pessoas sofreram envenenamento por mercúrio em decorrência do consumo de peixes da Bahia. Alem das conseqüências físicas terríveis, a doença é transmitida geneticamente, acarretando o nascimento de crianças com deformações ate 1997, mais de 12.500 haviam sido reconhecidas pelo governo japonês como “vitimas de Minamata”.



PRECAUÇÕES

Quando a lâmpada é quebrada, libera o gás toxico. O interior do tubo das lâmpadas fluorescentes é revestido com uma poeira fosforosa contendo diferentes metais, entre os quais: vapor de mercúrio.

Confira os Procedimentos Recomendados:

Nunca tirar os pinos de contato elétrico das Lâmpadas fluorescentes, pois o vapor de mercúrio pode ser liberado;

Não use equipamento de aspiração para a limpeza;

Caso quebre acidentalmente, abra todas as portas e janelas do ambiente, aumentando a ventilação e ausente-se do local por no mínimo 15 minutos;

Após 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Evite o contato do material recolhido com a pele;

Com a ajuda de um papel umedecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem;

Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico evitando a continua evaporação do mercúrio liberado;

Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão.

O que Fazer com as Lâmpadas?

O revendedor e o fabricante tem responsabilidade socioambiental e legal de receber de volta as lâmpadas queimadas e providenciar sua descontaminação. Portanto, quando comprar sua lâmpada nova, faça a devolução da que se encontra queimada nos próprios locais de revenda.(Vivoverde)

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.