Para tentar fazer a população economizar água, e usar os sanitários secos instalados pela administração pública, Durban planeja pagar pela urina de seus habitantes.
A cidade sul-africana implementou a primeira medida para conter os gastos de água (e aumentar a higiene) instalando mais de 90 mil banheiros secos nos jardins das casas (os chamados banheiros químicos).
O problema é que a população não gostou da novidade e, além de se recusar a usá-los, desmontou muitas das estruturas. Agora, a cidade quer instalar containers de 20 litros em 500 banheiros para coletar urina.
Rico em nitratos, fósforo e potássio, o xixi poderia ser usado para fertilizantes. A ideia, que tem o apoio do laboratório suíço Eawag e da Fundação Bill and Melinda Gates, é fazer com que os funcionários municipais coletem os containers de urina uma vez por semana, pagando o equivalente a 4 dólares à família.(Info)
2 comentários:
Interessante! Há muitos anos li que, na China, era proibido que os moradores de uma aldeia fizessem suas necessidades fisiológicas em outra aldeia, porque os dejetos eram preciosos na adubação.
O livro, Diário de um Cucaracha, do Henfil
Sei lá, é cada uma que aparece que fica difícil até de comentar.
Abraços forte
Postar um comentário
Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.