17/11/2010

África do Sul vai comprar xixi



Para tentar fazer a população economizar água, e usar os sanitários secos instalados pela administração pública, Durban planeja pagar pela urina de seus habitantes.

A cidade sul-africana implementou a primeira medida para conter os gastos de água (e aumentar a higiene) instalando mais de 90 mil banheiros secos nos jardins das casas (os chamados banheiros químicos).


O problema é que a população não gostou da novidade e, além de se recusar a usá-los, desmontou muitas das estruturas. Agora, a cidade quer instalar containers de 20 litros em 500 banheiros para coletar urina.

Rico em nitratos, fósforo e potássio, o xixi poderia ser usado para fertilizantes. A ideia, que tem o apoio do laboratório suíço Eawag e da Fundação Bill and Melinda Gates, é fazer com que os funcionários municipais coletem os containers de urina uma vez por semana, pagando o equivalente a 4 dólares à família.(Info)

2 comentários:

Regina Motta disse...

Interessante! Há muitos anos li que, na China, era proibido que os moradores de uma aldeia fizessem suas necessidades fisiológicas em outra aldeia, porque os dejetos eram preciosos na adubação.
O livro, Diário de um Cucaracha, do Henfil

Principe Encantado disse...

Sei lá, é cada uma que aparece que fica difícil até de comentar.
Abraços forte

Postar um comentário

Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.