31/10/2011

Brasil Surf Pro chega ao Rio com preocupação verde


O surf e a sustentabilidade estão caminhando cada vez mais juntos. No Rio, a praia da Barra recebe a IV etapa do Brasil Surf Pro entre 2 e 6 de novembro, mas as mudanças que ela propõe podem durar muito mais tempo. O canal de Marapendi, que há anos recebe apenas projetos de despoluição, receberá espécies de árvores de mangue e restinga, além de ser alvo de uma campanha de conscientização com crianças de escolas municipais de seu entorno, vilas olímpicas e escolinhas de surf. Na companhia de eco-monitores e especialistas no assunto, os pequenos irão visitar o Parque Municipal de Marapendi e aprender a importância do bom funcionamento do ecossistema local para as suas vidas. 



- Os desafios ambientais no Rio são enormes. Talvez o principal seja o lançamento de esgoto sem tratamento na Baia da Guanabara, via emissários submarinos, e nas lagoas da Barra. Há tempos essa é uma questão recorrente nos debates sobre a cidade, mas ainda faltam investimentos nessa área. O desenvolvimento da Barra não pode continuar desalinhado com os princípios de sustentabilidade e vamos chamar atenção para isso durante o cronograma das atividades do Surfe Pelas Florestas -  ressalta Glenn Suba, coordenador do Surf pelas Florestas. 



No projeto “surfistas verdes”, cada onda dropada com pontuação a partir de oito proporciona o plantio de cinco árvores. Para a nota máxima, dez vezes mais árvores, somando 50 novas fontes de vida para o planeta. A estimativa é que os “surfistas verdes” sejam responsáveis pelo plantio de 500 mudas até o final do evento. Na primeira etapa da competição, no Cupe, foram 20 ondas no critério excelente, o que resultou no plantio de 100 árvores. Até o momento, mais de 200 mudas já foram plantadas pelos “surfistas verdes”, e mais de 400 pelo projeto. Tomas Hermes, campeão de duas etapas do Brasil Surf Pro, lidera o ranking verde.(OGlobo)

0 comentários:

Postar um comentário

Não faça comentários com endereço de sites e blogs.Eles não serão publicados. Para contato envie um e-mail para karlaketylin@gmail.com e terei o maior prazer em responder.